segunda-feira, 27 de junho de 2011

Filomena Moreira Ramos (actualização: encontrada sem vida)

Desapareceu de casa no passado sábado, 25 de junho de 2011

(Imagem removida)


«A senhora da imagem, minha tia, de nome Filomena Moreira Ramos, desapareceu de casa no passado sábado, dia 25 de junho de 2011. Ela tem, neste momento, 86 anos e, até agora, vivia numa zona residencial em Póvoa de Santa Iria, nos arredores de Vila Franca de Xira.

Tanto quanto sabemos, a minha tia não sofre de perturbações mentais, mas estava profundamente deprimida por questões pessoais, o que poderá ter estado na origem da sua saída de casa.

Apesar das buscas efetuadas nas redondezas por todos os sobrinhos, tudo foi em vão. A polícia local já foi informada, mas deu a entender que pouco pode fazer, a menos que lhe aconteça alguma desgraça.

Com fé em Deus de que nada de mal lhe tenha acontecido, a família agradece qualquer informação sobre o seu paradeiro. Por favor, contactar:

 Fátima Melo (sobrinha): 934432806

 Teresa Melo (sobrinha): 934582204

 Manuel Brito (sobrinho): 966475156

Obrigado pelo tempo dispensado.

Cumprimentos.

Manuel Brito»

Notas do editor de 'Desaparecidos em Portugal':
1 - Texto e imagem recebidos hoje por e-mail.
2 - Desaparecimento confirmado pelo telefone 219540600 da esquadra da PSP da Póvoa de Santa Iria, onde se encontra uma foto da senhora desaparecida.
3 - Origem e veracidade do texto e imagem confirmadas através de contacto com o senhor Manuel Brito, sobrinho de D. Filomena Moreira Ramos. Confirmação feita hoje (28-6-2011) porque a hora que recebemos o e-mail e fizemos a publicação deste post (23h55), não nos pareceu indicada para ligar para alguém que supostamente já estaria a descansar.


Actualização do post:
«Apenas uma pequena nota para informar que a minha tia, Filomena Moreira Ramos, já apareceu, infelizmente sem vida.
Agradeço a vossa colaboração.
Cumprimentos.
Manuel Brito»
Texto recebido hoje, 08-7-2011, por e-mail

Ana Margarida Marques Lopes (Actualização: Já apareceu)

Desapareceu em 22 de Junho de 2011

(Imagem removida)


«Esta menina chama-se Ana Margarida Marques Lopes. Tem 16 anos e é alta.
É de São Cosmado, Mangualde.
A família não sabe o seu paradeiro desde quarta-feira de manhã.
Ela levava umas calças pretas, camisola branca com pantera azul, sapatilhas tipo All Star pretas e brancas, tirando a roupa que levou de casa, umas sandálias, um casaco preto da adidas, calças brancas, entre outras coisas....
É morena, cabelo liso e castanho (mas tinha ideias de o pintar de loiro) por isso...

Foi vista pela última vez em Tabosa.

É o apelo de uma família em desespero.
Se tiverem alguma informação contactem-nos por favor para os números:
- 962790476 (IRMÃO)
- 926725494 (MÃE)
- 969685833 (PAI)
Caso haja alguma informação contactem a GNR de Mangualde: 232622258.»



Imagem e texto in Facebook:


Notas do editor deste blogue:
1 - O desaparecimento da jovem Ana Margarida Marques Lopes, foi confirmado (antes da publicação deste post), via telefone, pelo militar de atendimento do Posto Territorial de Mangualde da Guarda Nacional Republicana.

2- Ana Margarida Marques Lopes apareceu, hoje, 28-6-2011


domingo, 26 de junho de 2011

Reguengos de Monsaraz: Homem desaparecido desde quinta-feira encontrado esta tarde em "estado de alucinação"

«O homem de 28 anos, desaparecido desde quinta-feira, foi encontrado na tarde de domingo, em "estado de alucinação", a cerca de seis quilómetros do local onde deixou no sábado o veículo que conduzia, perto de Reguengos de Monsaraz.

O comandante do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz da GNR, tenente Victor Ribeiro, adiantou à Agência Lusa que o homem foi encontrado por um agricultor, que alertou de imediato a GNR.

O oficial da GNR referiu que militares daquela força de segurança efectuavam desde sábado buscas na região, para encontrar o homem, juntamente com elementos dos bombeiros de Reguengos de Monsaraz.

Segundo o tenente Victor Ribeiro, o homem foi encontrado, cerca das 16.30 horas, numa herdade, junto à albufeira da Barragem de Alqueva, em "estado de alucinação", sem roupa, dizendo às autoridades que "andava a fugir de alguém que o queria matar".

A fonte da força de segurança indicou ainda que o homem foi encaminhado para o quartel da GNR onde vestiu a roupa que tinha deixado sábado no veículo que conduzia, e posteriormente transportado para o Hospital de Évora para ser observado.

As buscas, efectuadas por cerca de 30 elementos da GNR e dos bombeiros, a pé e em viaturas, abrangeram toda a área entre os concelhos vizinhos de Reguengos de Monsaraz e Mourão, no distrito de Évora, indicou a mesma fonte.

O homem, residente em Odivelas, sofre de doença bipolar e não deverá tomar a medicação há alguns dias, indicou a fonte da GNR, que se mantém em contacto com os pais do desaparecido.

O veículo foi encontrado na estrada, sábado, cerca das 12 horas, próximo de Reguengos de Monsaraz, na faixa de rodagem no sentido Mourão-Reguengos de Monsaraz, junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com o motor e o rádio a funcionar, e com a porta aberta.

A mesma fonte indicou que no interior do veículo estava uma carteira e um telemóvel, que permitiram às autoridades descobrir o proprietário do veículo, que é a mãe do homem desaparecido.»


in JN online, 26-6-2011

sábado, 25 de junho de 2011

Reguengos de Monsaraz: Homem desaparecido desde quinta-feira (Encontrado em "estado de alucinação". Veja post de 26-6-2011)

«A GNR e os bombeiros estão a efectuar buscas para encontrar um homem, de 28 anos, desaparecido desde quinta-feira, e cujo veículo que conduzia foi encontrado este sábado por volta do meio-dia, próximo de Reguengos de Monsaraz, Évora.

Fonte da GNR adiantou à agência Lusa que o veículo foi encontrado na estrada, na faixa de rodagem no sentido de Mourão para Reguengos de Monsaraz, junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com o motor, o rádio a funcionar e a porta aberta.

A mesma fonte indicou que no interior do veículo estava uma carteira e um telemóvel, que permitiram às autoridades descobrir o proprietário do veículo, que é a mãe do homem desaparecido.

Segundo a fonte da GNR, o homem, residente em Odivelas, que sofre de perturbações mentais e que não toma a medicação há alguns dias, ausentou-se de casa na quinta-feira.

Nas buscas estão envolvidos cerca de 20 militares da GNR e alguns bombeiros de Reguengos de Monsaraz.»


in CM online, 25-6-2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ana Carina Freire (actualização: Já foi encontrada)

Está desaparecida desde domingo dia 12-6-2011

(Imagem removida)

«A minha prima Ana Carina Freire encontra-se desaparecida desde domingo dia 12, com os telemóveis desligados.

A ultima informação que temos é esteve numa festa no domingo dia 12 na Costa da Caparica nas praias de São João.

A polícia já foi comunicada. Agradecemos quem tiver informações ou saibam quem poderá ter informações comunique à família para o numero.............»

Imagem e texto in Facebook de Elsa Marisa Cunha
(21-6-2011)


Actualização do post:

Hoje, sábado, 25-6-2011, a mãe de Ana Carina Freire informou o editor deste blog que a sua filha já foi localizada.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Valongo: Miquelina da Silva Ribeiro desapareceu de casa



«Uma mulher de 44 anos está desaparecida há dois dias em Valongo. Miquelina da Silva Ribeiro foi vista pela última vez a sair de casa, na rua Ramalho Ortigão, pelas 19h30 de anteontem. O alerta do desaparecimento foi dado pelo próprio marido seis horas depois. A GNR de Valongo está a investigar.»


Texto in CM online, 15-6-2011
Imagem in Google

terça-feira, 7 de junho de 2011

Brasil: Homem desaparecido há 17 anos é encontrado

«O Setor de Desaparecidos da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) localizou um homem que não dava notícia há quase duas décadas à família. Há 17 anos, o pedreiro Nilson Alves da Silva, 45 anos, deixou Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, para trabalhar em um garimpo no interior de Mato Grosso. Com ele foi também seu filho de apenas 4 anos, na época.

Desde então a família não teve mais contato. Vendo o sofrimento do avô, o sobrinho do pedreiro,Luiz Carlos Pereira da Silva, procurou a Polícia Civil para descobrir o paradeiro de Nilson Alves. "A mãe do meu tio faleceu sem saber notícias dele. Meu avô tinha certeza que o filho estava vivo. Então fui atrás para tentar ajudar", disse o sobrinho.

Na semana passada, Nilson foi localizado em Sorriso depois de várias buscas por diversos sistemas de pesquisa. Havia apenas uma informação que ele poderia estar na região de Sinop. Então os investigadores do Setor de Desaparecidos, Auri Vieira e Lauriane Lara pediram ajuda a policiais das localidades.

Com apoio do escrivão Pedro Moreira Fernando e dos investigadores Ricardo Augusto da Silva e José Maria Costa, da Delegacia de Sorriso, o pedreiro foi localizado por um cadastro de uma loja de Sorriso.

Os policiais foram até o endereço residencial, mas o pedreiro estava em uma obra, onde foi encontrado. O sobrinho, em Cuiabá, já manteve contato com o tio e neste fim de semana a família voltou a conversar novamente com o parente desaparecido.»


(05-6-2011)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Afonso Dias, suspeito do rapto de Rui Pedro, vai a julgamento

«A decisão instrutória do processo em que Afonso Dias está acusado do rapto de Rui Pedro, criança que desapareceu no dia 4 de Março de 1998, determinou hoje que o arguido vai a julgamento.

- Rui Pedro -


O despacho de juiz de instrução concluiu haver "indícios e sinais objectivos" da prática de um crime de rapto qualificado.

O magistrado Jorge Moreira Santos considerou, em despacho de pronúncia, que as provas que constam da acusação indiciam que o arguido "criou de forma enganosa", condições para conduzir Rui Pedro, então com 11 anos, à freguesia de Lustosa para se encontrar com uma prostituta.

O juiz baseou-se nas declarações de algumas crianças que disseram ter visto Rui Pedro a falar, nas proximidades da Escola Secundária de Lousada, com o arguido no dia do desaparecimento da criança.

O juiz reconheceu haver "algumas contradições" nos depoimentos das crianças, que atribuiu à idade, mas negou a tese da defesa segundo a qual "as contradições minam a credibilidade integral dos depoimentos prestados".

"É incontroverso que as aludidas testemunhas viram Rui Pedro no momento em que o arguido com ele contactou", lê-se no despacho de pronúncia.

O juiz reportou-se também às declarações da prostituta que disse ter estado com Rui Pedro, que tinha sido transportado ao local numa viatura conduzida por um homem entre os 20 e os 30 anos, que não conhecia.

O facto de a prostituta ter-se referido a um carro preto, em vez de azul, a cor da viatura de Afonso Dias, e ter também dito que a criança tinha olhos azuis, o que não correspondia à realidade, "não abona", lê-se no despacho, "em favor da acuidade e do rigor do seu depoimento". No entanto, considerou o juiz, "tais discrepâncias não são aptas a, nesta fase processual, colocar em causa a indiciação daqueles factos".

No despacho de pronúncia, o magistrado repetiu que as dúvidas devem ser esclarecidas em julgamento, lembrando que "em sede de instrução a lei não exige uma certeza moral da verificação dos factos, bastando a existência de indícios".

A acusação do caso Rui Pedro foi deduzida em 11 de Fevereiro deste ano, nela se sustentando a "forte probabilidade" de Afonso Dias, então com 21 anos, ter conduzido o menor, ao princípio da tarde, para um encontro sexual com prostitutas.

Depois disso, Rui Pedro nunca mais foi visto, apesar de diligências que se estenderam pelo estrangeiro e contaram com a colaboração da Interpol.

Hoje, no final da leitura do despacho de pronúncia, Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, disse aos jornalistas esperar que no julgamento de Afonso Dias "a justiça possa descobrir" o que aconteceu ao seu filho.

"Espero que possam surgir novas provas", afirmou.»


Texto in JN online, 06-6-2011


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Torres Vedras: PJ investiga desaparecimento de casal (actualização: encontrados sem vida)

«A Polícia Judiciária está a investigar o desaparecimento de um casal de sexagenários no concelho de Torres Vedras ocorrido no sábado, data a partir da qual deixaram de contactar com familiares, que acreditam tratar-se de "acidente ou crime".

Fonte da Polícia Judiciária (PJ) confirmou à Lusa que está a investigar o caso e confirmou que se desconhece o paradeiro do casal, de 67 e 68 anos, e do respectivo automóvel.

Luís João Capela, filho do casal, disse que foi o último familiar a contactar no sábado com a mãe e o pai, de cuja casa de férias, na localidade de Casalinhos de Alfaiata, saiu cerca das 17 horas.

"Estavam bem", afirmou, acrescentando que foi a irmã que deu pela falta dos pais quando, no domingo, se deslocou à residência para "almoçar e encontrou a casa vazia", sem que os pais tivessem avisado de uma eventual ausência.

A família afasta a hipótese de se tratar de um "desaparecimento intencional" do casal e prefere falar em "acidente ou crime", justificando que "todas as vezes que iam de férias avisavam com antecedência" e que desconhecem quaisquer problemas que o pai, proprietário de uma empresa de madeiras, pudesse ter com o negócio.

O caso está a ser investigado pela secção de homicídios da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária.»


in JN online, 02-6-2011


Notas do editor de 'Desaparecidos em Portugal':
Segundo o jornal 'Correio da Manhã, edição online de 09-6-2011, este casal foi encontrado ontem, sem vida, na Lagoa Azul, Sintra.